quinta-feira, julho 02, 2009

Curiosidade sobre os kirtans

Trecho extraído do livro O poder do mantra, Ricardo Melo e Caio Melo.

Não poderíamos deixar de lado alguns ensaios de kirtans que realizamos durante a estruturação desta obra. Esses episódios fizeram com que perdêssemos algumas noites de sono. Em especial, citamos a primeira, em que estávamos na Unidade Kobrasol e ensaiamos até uma hora da manhã depois de um já longo e prazeroso dia de trabalho.

Cada um chegou em casa e demorou horas para dormir, imaginando se o mesmo acontecia com o outro. No dia seguinte, bastou apenas um olhar e deixamos uma longa risada sair, sucedida de um silêncio de ambas as partes.

Aprendemos algo importante sobre os kirtans naquele dia. Passamos a usar as noites de pouco sono para escrever, pois nunca paramos de ensaiar! Essa história ilustra o poder dos mantras, nesse caso, mais especificamente dos kirtans.

Pode-se utilizar isso de forma extremamente positiva. Por exemplo, quando estiver cansado ou com sono, que tal usar as substâncias que seu corpo pode produzir sozinho através das técnicas do Yôga Antigo? Os kirtans são fenomenais para isso!

Como dica, fica aqui o aviso: ter cuidado e não exagerar se tiver que dormir cedo ou algo parecido. Ou, pelo menos, tenha consciência de que essa extroversão é um efeito natural da técnica, que por sua ação predominantemente psicológica proporciona o dinamismo e a comunicabilidade.

Ricardo Melo e Caio Melo

Um comentário:

Daniel Tonet - Instrutor de Yôga em Goiânia disse...

É mesmo difícl dormir depois de um sat sanga!