quarta-feira, janeiro 23, 2008

Projeto FloripaTem - RBS - Yôga de frente para o mar


Texto extraído do site http://www.floripatem.com.br/



A galera aprende a relaxar, se exercita e ainda curte o visual
Pronto para relaxar músculos e mente ao ar livre, ouvindo o barulho do mar? Então, junte-se à turma que se reúne todas as terças-feiras de janeiro, das 18 às 19 horas, para praticar SwáSthya Yôga na Praia Mole. Basta aparecer na embaixada do Floripa Tem, o Praia Mole Eco Village, no horário marcado, reservar seu colchonete e entrar no clima dessa prática milenar.
Os professores da Universidade de Yôga (Uni-Yôga) Deivid Silveira, Elis Couto e Ricardo Melo – todos com, no mínimo, três anos de prática – orientam a aula tanto para iniciantes como para veteranos. O programa começa com exercícios respiratórios, em que é ensinada a reeducação dos músculos envolvidos na respiração. Em seguida, inicia-se a prática dos ásanas, que são os exercícios físicos do Yôga.
A busca é por benefícios como equilíbrio das funções do corpo, fortalecimento dos músculos, desintoxicação orgânica, desenvolvimento da força de vontade e da coordenação, auto-conhecimento, melhora do sono, entre inúmeras outras benfeitorias defendidas por quem pratica regularmente. O professor Deivid acha a Praia Mole ideal para uma aula como essa, pois seus freqüentadores costumam ser pessoas preocupadas com o corpo e a saúde.
Bruna Flor, de Florianópolis, pratica Yôga há um ano e meio e diz que percebe os benefícios em seu dia a dia. "O Yôga alivia o estresse e melhora a respiração, entre outras coisas", afirma. Altamiro Diniz, amigo de Bruna, nunca tinha feito uma aula antes e não achou os ásanas difíceis, apenas sentiu um pouco de limitação na elasticidade do corpo.
O gaúcho Felipe Sulzbacher, que vive em Floripa há um ano, é praticante regular de yoga e achou o máximo praticar ao ar livre, de frente para a praia. "Em um ambiente livre, conseguimos prestar atenção aos sons que estão a nossa volta", explica. A aula termina com uma das formas de meditação: todos deitados, de olhos fechados e atentos à respiração.



Nenhum comentário: