quarta-feira, maio 28, 2008

Como montar uma prática balanceada do Yôga Antigo

SwáSthya é a sistematização do Yôga Antigo, Pré-Clássico. O termo significa saúde, bem-estar, auto-suficiência, conforto etc. Um dos objetivos do Método é proporcionar ao praticante, ferramentas que lhe possibilitem praticar sozinho. Tudo isso exige disciplina, estudo e determinação.
No acervo desta filosofia antiga, o Yôga, existem milhares de ferramentas e combinações. A maior compilação sobre o assunto encontra-se no livro Tratado de Yôga, DeRose, Ed. Nobel. Hoje iremos nos ater a execução dos ásanas, ou seja, as técnicas corporais.
Lembremos das características que tornam uma posição física em uma técnica corporal do Yôga. E também podemos aproveitar e observar que estas técnicas não têm relação alguma com ginástica ou Ed. física, já que o escopo é totalmente diferente, além da forma de executar etc.

1. Procedimentos orgânico (posição);
2. Respiração coordenada;
3. Atitude interior.

O procedimento orgânico precisa ser:
a. estável;
b. confortável;
c. estético.

A respiração coordenada precisa ser:
a. consciente;
b. profunda (abdominal e completa)
c. pausada (ritmada).

A atitude interior precisa ter:
a. localização da consciência no corpo;
b. mentalização de imagens, cores e sons;
c. bháva (profundo sentimento, ou reverência).

Esses são os primeiros passos. Também existem regras gerais de execução que constituem uma das características do nosso Método. Existem as regras de respiração, de compensação, repetição, ângulo didático, localização da consciência, mentalização, segurança e permanência.
Cada item desses se subdivide em vários outros tópicos importantes. É necessário relembrar que as regras gerais foram primeiramente mencionadas pelo educador DeRose no seu livro Prontuário do Yôga Antigo. São pérolas que lhe foram desveladas através do estudo e vivência desta nobre arte. Ferramentas intrínsecas a prática que sempre existiram, entretanto não eram sistematizadas.
As regras gerais são citadas nas práticas regulares pelos Instrutores do nosso Método, visando um aprendizado sutil, que seja incorporado ao acervo de técnicas que o praticante desfruta. Elas estão explicitadas no já citado Tratado de Yôga. São mais de 15 páginas sobre o assunto.
Além disso, que já vimos até agora, é sabido que algumas combinações de técnicas não são tão convenientes, algumas tem mais efeitos que outras e assim por diante. Esses ensinamentos são revelados com o tempo de magistério. Por isso a importância da presença física do Instrutor.
Voltando as técnicas corporais, podemos dividir a execução de uma prática balanceada através de dois critérios:

Leva-se em consideração o equilíbrio vertebral e a movimentação espinal;
Observa-se a força de atração da Terra e sua influência na circulação sanguínea.

Analisando o primeiro critério, temos então temos as seguintes combinações:

- Equilíbrio.
- Flexão anterior do tronco (anteflexão);
- Flexão posterior do tronco (retroflexão);
- Flexão lateral do tronco (lateroflexão);
- Torção da coluna vertebral;
- É conveniente acrescentar técnicas de força (musculares).

Unindo este primeiro critério ao segundo, vejamos que as posições mantêm o balanceamento (ver regra de compensação) e devem variar entre:

- Posições sentadas;
- Posições em pé;
- Posições deitadas;
- Inversão do corpo (invertidas).

Temos um Universo de técnicas, pois, só no Tratado de Yôga possuímos fotos de 2.000 procedimentos orgânicos sistematizados, com sua respectiva nomenclatura.
Percebe-se que apenas através da leitura desse resumo não poderemos ainda montar a nossa própria aula. Logicamente que esses valores, conceitos e teorias tornam-se inerentes a execução. Se você tem a oportunidade de praticar com regularidade com seu Instrutor revalidado e formado, poderá desfrutar desse aprendizado sem pressa.
O ministrante pode ainda criar seqüências de técnicas corporais, desenhá-las ou fotografar, e treinar com os alunos (observando tudo que vimos, entre outras coisas). Depois de ensinado o praticante é estimulado a executar sozinho. A partir daí surgem dúvidas, idéias etc. em um processo bem prazeroso de autoconhecimento e comunicação com o respectivo Instrutor.
Segue um de aulas teóricas online que tratam de diversos assuntos, entre eles os temas: regras gerais de execução e como montar uma prática balanceada.
Clique no http://www.uni-yoga.org/ e vá à web classes. Há nesse mesmo site livros e CD’s para download gratuito. Você pode usar o CD de Prática Básica - DeRose, Uni-Yôga, para realizar uma aula completa do Yôga Antigo ensinada pelo próprio codificador do Método.

Em breve veremos mais informações importantes sobre o assunto.

Ricardo Melo

Um comentário:

Rodrigo Vivas disse...

ameiiiiiiiiii a foto, heheheh...
ta iradooooo vou começar a usar o meu tbm.
abraçao!
vivasssss