quarta-feira, outubro 07, 2009

Boas maneiras

Trecho extraído do livro Boas Maneiras, DeRose, Ed. Nobel

Teoria do espaço vital

Boa parte dos princípios de boas maneiras pode ser fundamentada na teoria do espaço vital. Essa teoria explica que cada ser humano tem um espaço territorial em torno de si, que varia conforme raça, o país e a educação de cada um. Como regra, quanto mais sensível e educada for a pessoa, maior o espaço vital que precisa.

A teoria do espaço vital ensina-nos muitas coisas. Uma delas é a que não devemos bloquear, restringir, solicitar, interromper, interferir, invadir, cercear, sufocar outra pessoa.

Dentro do ambiente de trabalho todas essas situações são bem freqüentes, afinal de contas não fomos educados para trabalhar em grupo. Simplesmente quando nos damos conta, estamos no meio de um grupo realizando nossas tarefas, trocando informações etc.

Bloquear

Não bloqueie a passagem. Quando seu colega de trabalho ou cônjuge quiser passar, saia da frente antes que ele precise reduzir a marcha para não atropelar ou, pior, tenha que parar e pedir que você o deixe passar. Mesmo que você esteja de costas, com um pouco de treino poderá perceber quando alguém quer passagem.

Restringir

Não é com o corpo que se impedem os movimentos de uma pessoa, mas também com a palavra. Quando alguém se vira para sair de um aposento e outro chama para falar alguma coisa, está restringindo a movimentação do primeiro. Não está deixando que ele se dirija livremente para onde estava indo. Claro que isso ocorrendo vez por outra não gera nenhuma irritação naquele que foi chamado. No entanto, quando isso se repete, em casa ou no trabalho, vai criando um estado de neurose subjacente e indetectável, até que explode como uma reação irracional e histérica, que os circunstantes não vão compreender. Portanto, evite chamar uma pessoa quando ela está saindo oi dirigindo-se a algum lugar ou intentando fazer alguma coisa. Seja polido. Antes de chamá-la, preste atenção. Veja se é oportuno. Se não for, espere.

Comendador DeRose - visite o blog

Ricardo Melo

Nenhum comentário: